Powered By Blogger

Páginas

27 de mar. de 2010

FESTIVAL EM POA!!!

Festival Internacional de Teatro de Objetos
De: 25/03 a 28/03 - Quinta, Sexta, Sábado e Domingo
Horário: 15h às 22h nos dias 25 e 26 (quinta e sexta) e das 16h às 22h nos dias 27 e 28 (sábado e domingo).
Valor: Entrada Franca

Vale a pena ir até lá, fui hoje de tarde e virei criança novamente, objetos gigantes tomavam conta do lugar e também haviam salas com apresentações de artistas do mundo todo. No palco principal  estavam se apresentando artistas locais, onde havia um senhor tirando som de um serrote, muito bacana! Visitem, é só até amanhã! 










24 de mar. de 2010

PEDRINHO PINTOR!!!

  Não consegui resistir, uma amiga me mostrou um livro para trabalhar na Páscoa: "Pedrinho Pintor", porém não era dela e sim emprestado, como toda boa criança que gosta de um livro... li e amei! Fui na Cultura, encomendei e já estou com ele, que história legal, que colorido, quantas possibilidades de trabalho.
  Amanhã farei a leitura para meus alunos e depois faremos a pintura de ovinhos de plástico, pois o Pedrinho faz lindos trabalhos de pintura, faremos algo parecido, usando toda a nossa criatividade.
  Nesses ovinhos nós vamos colocar as carrapinhas (amendoim coberto com chocolate) que fizemos na nossa aula de culinária nesta terça-feira, que por sinal, ficaram deliciosas!
  Vale e pena ler para os pequenos esse livro da autora Ruth Rocha e a partir dele, muitas ideias legais podem surgir.

17 de mar. de 2010

PÁSCOA CHEGANDO!

  Essa é uma época maravilhosa de trabalhar com nossos pequenos, por ser tão deliciosa e vir recheada de atividades legais para fazer com eles: caça ao ninho, histórias, músicas, ter um coelho de verdade para eles verem e tocarem e não precisa ser branquinho!!!
  Compro sempre uma Revista chamada "Professor Sassá", que neste mês peguei emprestada de uma amiga e traz ótimas sugestões de ninhos e atividades para trabalhar com nosso alunos.
  Estou pensando em adquirir mais um livro de histórias: "Pedrinho Pintor", da Ruth Rocha. Conta a história de um coelho pintor que se vestia diferente dos outros e por isso causava estranheza, ele vai trabalhar numa fábrica de ovos e faz sucesso. Podemos trabalhar várias questões com eles, inclusive as diferenças.
  Quem tiver alguma sugestão legal de atividade, por favor, deixe seu comentário. 

7 de mar. de 2010

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

História do 8 de março

  No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
  A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
  Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data:
  Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
  Conquistas das Mulheres Brasileiras:
  Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História:
1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres...
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!! 




"OFICINA DO GAEPPE"

ÚLTIMAS VAGAS!
Oficina
Adaptação e Rotina em Educação Infantil
Principais temas abordados:
- Como fazer adaptação
- Quando a criança está adaptada
- O que interfere neste processo
- Rotina, segurança e estabilidade
- Rotina de casa X Rotina da escola
DIA: 10/ 03 /2010 - Quarta-feira
HORÁRIO: das 19:00 às 21:30
LOCAL: Escola de Educação Infantil Aprendendo a Crescer
Rua Desembargador Vieira Pires, 46
(atrás do colégio Americano)
PÚBLICO ALVO
- Educadoras(es)
- Estudantes de Ed. Infantil
- Pedagogas(os)
- Profissionais da Educação Infantil
INVESTIMENTO: R$ 35,00 (por inscrição)
forma de pagamento: via depósito
Banco do Brasil / agência 3536-x / conta corrente: 9116-2
Com certificado de participação!
Desconto para grupos a partir de 03 pessoas
Ministrantes:
- Rossana Pacheco Perinazzo: professora, psicóloga escolar, proprietária da Escola de Educação Infantil Aprendendo a Crescer.
- Daniela Cifali : Psicóloga, especialista em psicologia escolar, Psicóloga de escolas de educação infantil e ensino fundamental e consultora em psicologia escolar.
Informações/Inscrições: (51) 3019.6557 ou 9112.3329
gaeppe@terra.com.br

6 de mar. de 2010

"DIA DE SHOPPING"

Ai, ai, ai... quem mandou ir passear no shopping???
Fui na Livraria Cultura, passeio que resultou na aquisição de alguns livrinhos para os meus pequenos: "O caso do pote quebrado", "Menina bonita do laço de fita", que sempre adorei e nunca comprei, "Conto de páscoa" e por último e irresistível não comprar: "Pandorga da lua", que vem com o CD. Por um bom tempo não posso nem passar perto de uma livraria. Mas é sempre bom quando fazemos compras que valem a pena!

5 de mar. de 2010

BURITI MIRIM!!!

BURITI MIRIM - EDUCAÇÃO INFANTIL - LIVRO 3

  Com o material em mãos, vocês perceberão que ele está organizado em oito unidades, cujos temas fazem parte do cotidiano e/ou do interesse das crianças de 5 anos.

- em todas as unidades, há atividades que tratam dos seguintes âmbitos do conhecimento: linguagem e comunicação, relações matemáticas, exploração e conhecimento de mundo, desenvolvimento pessoal e social, expressão e apreciação artística, corpo e movimento.
  De maneira geral, as atividades relacionadas as âmbitos de conhecimento mencionados foram elaboradas de acordo com o assunto abordado em cada unidade, ou com temas de interesse das crianças de 5 anos, sempre no contexto do universo delas.
  As atividades de apreciação e expressão artísticas trazem obras de arte de diferentes artistas já consagrados, para que as criança possa observá-las, alimentando-se de novas imagens e desenvolvendo sua capacidade de comunicação a partir de um pequeno roteiro de conversa e observação. Além disso, as obras mostradas apresentam, na grande maioria, relação com o assunto estudado na unidade, conferindo mais uma oportunidade para a criança refletir sobre o que está aprendendo, agregando novas informações ao que já sabe e vendo nas artes também uma fonte de conhecimento.

  Este é o livro que utilizo com a minha turma de Jardim Nível III. Além do livro didático que eles utilizam ainda tem: o Caderno daFamília, Caderno de trabalho pessoal, Jogos. E junto com este material, vem páginas com imãs sobre os temas trabalhados no livro, personagens de histórias, letras móveis, formas geométricas, números, bonecos de vestir... Simplesmente maravilhoso, utilizei no ano de 2009 e este ano novamente será usado.













"O CASO DAS BANANAS"

O Caso das Bananas

3 - 8 anos
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Ilustrador: Mariana Massarani
Tema: Animais Aventura Suspense
Tema Transversal: Meio ambiente
Número de páginas: 32


"Quem não gosta de uma história de suspense? Quem não gosta daquela inquietação para descobrir logo como se resolverá um mistério? Pois O Caso das Bananas é puro suspense. Enquanto o macaco dormia, suas bananas, pif!, desapareceram. Quem teria comido as bananas do macaco? Esse é o mistério que vem agitando a mata e que vai levar o pequeno leitor a avançar página a página com prazer na leitura do livro. Desvendar o caso é a missão da investigadora Coruja. Missão nada fácil, pois todos os bichos são suspeitos e, para complicar mais ainda, cada um joga a culpa no outro. Não, não assim deslavadamente, mas por meio de enigmáticas insinuações. Porém, a Coruja, inteligente como ela só, vai decifrando uma a uma e, seguindo essas pistas, encontra a verdade."


Tenho uma amiga que fez um projeto com esse livro em sua escola, numa turma de Jardim, ficou muito bom! Sua criatividade na elaboração e execução do projeto foi fantástica! E essa história vale a pena contar aos nossos pequenos, eles adoram!


"CLUBE DO PROFESSOR"

Clube do Professor

  Sessões exclusivas para professores do ensino formal e informal, todos os sábados, nos cinemas da rede Unibanco Arteplex e Espaço Unibanco de Cinema.
  A programação aposta na diversidade, incluindo obras de todas as nacionalidades, inéditos, clássicos e filmes do circuito comercial. O objetivo é ampliar o universo cinematográfico do professor, visando o prazer de ver um bom filme em uma sala especializada, sem o compromisso de um trabalho pedagógico imediato à experiência cinematográfica.
  A programação deve ser acompanhada através dos folhetos distribuídos nos cinemas ou pelo site www.escolanocinema.com.br . Ressaltamos a importância de verificar, além da programação da semana, o horário, passível de eventuais alterações, e a indicação etária do filme, detalhe muito importante, já que não será liberada a entrada de crianças e bebês em filmes destinados ao público adulto.
  A entrada é gratuita para o portador da carteirinha do Clube do Professor e um acompanhante. É necessário apresentar o RG com a carteirinha. O acompanhante deverá estar presente para obter a sua cortesia.
  Para associar-se é simples: basta apresentar um comprovante profissional e retirar a ficha cadastral na bilheteria do cinema, no horário de funcionamento, preencher os dados e entregar no mesmo local. É necessário anexar uma cópia do documento apresentado ao cadastro. No caso de fazer pelo site, enviar por fax ou e-mail o comprovante. No prazo de 10 dias a carteirinha estará pronta e disponível para retirada, durante seis meses, após este prazo, ela será cancelada.
  A carteirinha do Clube do Professor dá direito a 50% de desconto em todas as sessões de 2.ª a 6.ª feira, no Unibanco Arteplex e Espaço Unibanco de Cinema e, também, o acesso ao Clube do Professor das outras cidades.

"PANDORGA DA LUA"

Minha irmã teve o privilégio de assistir num curso em Rio Grande esse grupo e comprar o livro e CD, é maravilhoso, com certeza minha próxima aquisição.
Pandorga da Lua, por Jaime Vaz Brasil



– Ilustrações de Paula Mastroberti


– Música de Ricardo Freire, com participações especiais de Lucinha Lins, Geraldo Flach, Luiz Carlos Borges, Mano Lima, Renato Borghetti e Yamandú Costa


– Este é o primeiro livro infantil com poemas musicados a partir dos ritmos que praticados no Rio Grande do Sul – como o xote, a canção, a vaneira e o bugiu, interpretados por grandes nomes do cenário musical gaúcho e brasileiro. Jaime Vaz Brasil explora a musicalidade e a sonoridade das palavras, revelando em cores a alegria e a grandiosidade da vida, numa profunda visão humanista. Sem dúvida, um livro e um CD surpreendentes.